segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Buena Vista Social Club


Conhecem a história deles?
Foi o que me encantou nesse grupo. Acho muito comovente.
O Buena Vista era um clube de música dos mais conceituados em Havana na década de 40. Lá, tocavam os melhores músicos e compositores locais, como Ibrahim Ferrer, Rubén González, Pío Leyva, Compay Segundo, entre outros. Com o encerramento do clube – no finalzinho dos anos 40 - grande parte desses artistas passaram a tocar em casas isoladas, mas sem o mesmo sucesso. Com o passar dos anos, músicos talentosíssimos foram esquecidos.

 Dois homens super perseverantes (o cineasta Wim Wenders e o guitarrista e compositor Ry Cooder) chegam em Cuba á procura desses grandissíssimos músicos com muito pouca informação sobre eles e sem saber que a maioria já estaria com seus 85, 90 anos de idade.
Wenders teve a boa iniciativa de filmar um documentário sobre eles.
De situações e de lugares mais tristes e miseráveis de Cuba encontram o cantor, que, por amargura passou mais de 10 anos sem cantar, e ainda com mais de 90 anos mantinha sua voz de veludo. O pianista, considerado um dos tres melhores pianistas do mundo no seu gênero que, com 85 anos, por desencanto ficou outros 10 anos sem tocar alegando que não podia mais por conta da artrose. A cantora encontrada quase que numa favela, e assim outros e outros foram encontrados, exilados ou auto-exilados, esperando só a morte chegar.
Encanta a simplicidade daqueles senhores, hulmildes, muito inteligentes e admiráveis.
 O documentário que fizeram mostra o quanto deslumbrados eles ficam ao pisar num país com tanta tecnologia.
Enfim... esse filme é como se o socorro do Titanic tivesse chegado a  tempo. E com happy end.

Um comentário: